terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO SEGUNDO ESCREVEU MARCOS 2

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES

Mc 1:21,22 -  Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. 

A sinagoga sempre teve uma importância vital para as comunidades judaicas em todo o mundo desde sua fundação,na época do exílio, até os nossos dias.
Uma sinagoga podia ser estabelecida em qualquer cidade ou povoado  onde houvesse ao menos dez homens judeus casados,e seu propósito maior era ensinar as Escrituras e adorar a Deus.
Era costume entre os líderes das sinagogas, convidar os mestres visitantes a participarem da adoração e ministrarem a Palavra na reunião do sábado (em hebraico shabbãth que significa: o dia do descanso). Jesus assim como Paulo mais tarde (At 13.15;14.1;17.2;18.4),aproveitou essa oportunidade cultural para anunciar as novas e boas notícias do reino de Deus(o evangelho).
Jesus escolheu Cafarnaum,importante centro de comércio e distribuição de peixes,como sede de seu ministério após a rejeição que sofreu em sua terra natal,Nazaré(Lc 4.16-31).Os romanos mantinham um centurião na cidade(Mc 8.5) e uma coletoria de impostos(Mt 9.9).
Depois deste breve relato histórico quero chamar sua atenção para nosso tema proposto que é aproveitando as oportunidades.O nosso Deus é o Deus das oportunidades na ocasião da narrativa bíblica Jesus aproveitava os sábados para ir as sinagogas porque ele teria oportunidade de encontrar pessoas e assim poder anunciar as boas novas de salvação porque até então os judeus estavam esperando o Messias e Jesus era o messias esperado mas eles não sabiam, o que aprendo é que não devemos desperdiçar as oportunidades que o Senhor cria para nós anunciarmos, as boas nova de salvação, é oportunidade no trabalho,na escola,na faculdade,em casa,com vizinhos Deus sempre está criando oportunidades todos os mas nós neste tempo presente estamos  desperdiçando e para mim isto é omissão e a bíblia diz que omissão é pecado(Tg 4.17) porque pregar o evangelho é fazer o bem a todas pessoas que estão perdidas(condenadas) neste mundo e Jesus não perdia oportunidade.
Outra coisa que me chama a atenção no texto em que estamos meditando é que Jesus os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Por que Marcos faz esta afirmação? Porque a autoridade de Jesus provinha direta e absolutamente de Deus e por isso não citava os grandes mestres da Lei como era de costume dos rabinos.
Jesus conseguia tocar os corações das pessoas e as deixava impressionadas com seus ensinos e principalmente sua atitudes,porque Jesus não só ensinava Ele vivia o que ensinava diferente dos nossos "mestres" de hoje a maioria só tenta ensinar, mas eles mesmos não estão interessados em praticar os ensinamentos,então como podemos escapar dessas armadilhas? OLHANDO PARA O SENHOR JESUS CRISTO E PRATICANDO O QUE ELE ENSINOU E FEZ!!

APROVEITE AS OPORTUNIDADES!!

FONTE: BKJ
Ev. Jorge Gonçalves.
Postar um comentário