domingo, 10 de fevereiro de 2013

A MORTE DE CRISTO.


                                               
Fp 2.8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

1.O TEMA CENTRAL DE TODA ESCRITURA SAGRADA
1 Co 15.3- Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

2.REALIZOU-SE SEGUNDO O PROPÓSITO DE DEUS.
Gn 3.15- E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E x 12.3-7 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa.  Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; conforme o comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro,  ou cabrito,  será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
Ap 13.8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

3.SUA FINALIDADE FOI A RECONCILIAÇÃO DO MUNDO.
Cl 1.20- e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas  as coisas,  tanto as que  estão  na terra como as que  estão  nos céus.

4.A MORTE DO SENHOR FOI NESCESSÁRIA A NOSSA SALVAÇÃO
Mt 16.21- Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

5-ELA EFETUA A PROPRICIAÇÃO DE TODO PECADO.
1 Jo2.2- E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

6. É INCOMPREENSIVÉL AO HOMEM NATURAL.
1 Co 1.23- mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.

7.SEU EFEITO:
a)satisfez Deus plenamente.
 Ef 5.2 e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
b)Glorifica ao Senhor.
Jo 12.23,24- E Jesus lhes respondeu, dizendo:  É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.
c)Satanás foi vencido eternamente.
Cl 2.14,15- havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio  de nós,  cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
d)A lei foi cumprida
e)Fomos justificados
Rm 5.9- Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Rm 8.3- Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,

Compilado por: Ev.Jorge Gonçalves 
Postar um comentário