terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTUDO NO LIVRO DE FILIPENSES(Tema ALEGRIA)


Estudo ministrado no 1º culto de doutrina na congregação do Alto Branco no dia 04/02/11

Filipenses 1:4 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,

 1 Sentimento de grande contentamento, de satisfação, de prazer [ + com, de, em, por: alegria com a vitória: alegria de/em/por viver.]
1.4
A alegria é parte integrante da nossa da nossa salvação em CRISTO.É paz e prazer interiores em Deus Pai,Filho e Espírito Santo, e na benção que flui de nosso relacionamento com eles. Os ensinos bíblicos a respeito da alegria incluem:


 

A alegria está associada à salvação que Deus concede em Cristo

(I Pedro 1:6) - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

(Salmos 5:11) - Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.

(Salmos 9:2) - Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
(Isaías 35:10) - E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

E com a palavra de Deus

(Jeremias 15:16) - Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.


(Salmos 119:14) - Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.

A alegria flui de Deus como um dos aspectos do fruto do Espírito

(Salmos 16:11) - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

(Romanos 15:13) - Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.


(Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Logo, ela não nos vem automaticamente. Nós a experimentamos somente a medida que permanecemos em Cristo
(JO 15.1-11).

Nossa alegria se torna maior quando o Espírito Santo nos transmite um profundo senso da presença e do contato com Deus em nossa vida Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.(JO 14.15-21)

(João 16:14) - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

Jesus ensinou que a plenitude da alegria está intimamente ligada à nossa permanência na sua palavra, a obediência aos seus mandamentos

(João 15:7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

(João 15:10,11) - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

E à separação do mundo

Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.(JO 17.13-17)

A alegria, como deleite na presença de Deus e nas bênçãos da redenção, não pode ser destruída pela dor,pelo sofrimento, pela fraqueza nem por circunstâncias difíceis

(Mateus 5:12) - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.


(Atos 16:23-25) - E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.


(II Corintios 12:9) - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.


 

Fonte:B.E.P

Ev.Jorge Gonçalves do Nascimento