sábado, 5 de março de 2011

ESTUDO EM FILIPENSES CAP.2(Tema: HUMILDADE)


Estudo ministrado no culto de Doutrina na congregação do Alto Branco no dia 18/01/11
 

(Filipenses 2:1-4)
- PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,

Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.  

2.3 POR HUMILDADE

(hu.mil.da.de) sf.

  1 Qualidade do que ou quem é humilde; DESPOJAMENTO; SIMPLICIDADE. [ Antôn.: altivez, arrogância.]

  2 Consciência das próprias limitações;

  3 Demonstração de inferioridade, fraqueza

  4 Submissão, subserviência aos supostamente superiores; DEFERÊNCIA; OBEDIÊNCIA: Obedeceu à ordem com humildade. [ Antôn.: desobediência, insubordinação.]

  5 Sobriedade, simplicidade: A humildade do pau-a-pique não deixava a casa menos limpa [ Antôn.: fausto, suntuosidade.]

  6 Condição do economicamente desfavorecido; PENÚRIA; POBREZA.: Falou-nos da humildade de suas origens [ Antôn.: riqueza.] [F.: 0 Do lat. humilitas,atis]

Devido ao egocentrismo inato do homem caído, o mundo não tem em alta estima a humildade e a modéstia. a bíblia, no entanto, com seu conceito teocêntrico do homem e da salvação, atribui máxima importância a humildade

(1)A HUMILDADE BÍBLICA SUBENTENDE A CONCIÊNCIA DAS NOSSAS FRAQUEZAS E A DECISÃO DE ATRIBUIR DE IMEDIATO TODO CRÉDITO A DEUS E AO PRÓXIMO, POR AQUILO QUE REALIZAMOS.

(João 3:26-30) - E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.

João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.

Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

(João 14:10) - Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

(2)DEVEMOS SER HUMILDES PORQUE SOMOS SIMPLES CRIATURAS

(Gênesis 18:27)
- E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

(Salmos 103:14) - Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

SOMOS PECAMINOSOS A PARTE DE CRISTO

(Lucas 18:9-14) - E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

E NÃO PODEMOS JACTAR-NOS(  Ter e expressar jactância, orgulho exagerado)DE NADA(Romanos 7:18) - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
(Gálatas 6:3) - Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

A NÃO SER NO SENHOR

(II Corintios 10:17)
- Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR.LOGO, DEPENDEMOS DE DEUS PARA NOSSO VALOR E PARA NOSSA FRUTIFICAÇÃO, E NÃO PODEMOS REALIZAR NADA DE VALOR PERMANENTE SEM A AJUDA DE DEUS E DO PRÓXIMO

(Salmos 8:4-5) - Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste .

(João 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

(3)A PRESENÇA DE DEUS ACOMPANHA AQUELES QUE ANDAM EM HUMILDADE


(Isaías 57:15)
- Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

(Miquéias 6:8) - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?


MAIOR GRAÇA É DADA AOS HUMILDES, MAS DEUS RESISTE AOS SOBERBOS

(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
(I Pedro 5:5) - Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.OS MAIS ZELOSOS FILHOS DE DEUS SERVEM AO SENHOR COM TODA HUMILDADE

(4) COMO CRENTES, DEVEMOS VIVER EM HUMILDADE UNS PARA COM OS OUTROS, CONSIDERANDO-OS SUPERIORES A NÓS MESMOS


(Romanos 12:3) - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

(5)O OPOSTO DA HUMILDADE É A SORBERBA,UM SENSO EXAGERADO DA IMPORTÂNCIA E DA AUTO-ESTIMA DA PESSOA QUE CONFIA NO SEU PRÓPRIO MÉRITO, SUPERIORIDADE E REALIZAÇÕES. A TENDÊNCIA INEVITÁVEL DA NATUREZA HUMANA E DO MUNDO É SEMPRE Á SORBERBA, E NÃO A HUMILDADE

(I João 2:16) - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

(Isaías 14:13-14) - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

(Ezequiel 28:17) - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
(I Timóteo 6:17) - Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

O EGOÍSMO TEM O PODER DE ARRUINAR UMA IGREJA, ENQUANTO A VERDADEIRA HUMILDADE PODE EDIFICA-LA.

PAULO NOS ENCORAJA A NOS RESGUARDAR CONTRA QUALQUER FORMA DE EGOÍSMO, PRECONCEITO OU CIÚME QUE PODEM LEVAR A DISSENSÃO. MOSTRAR UM INTERESSE GENUÍNO PELOS OUTROS SERÁ SEMPRE UM PASSO POSITIVO PARA MANTER A UNIDADE ENTRE OS CRENTES.


 

Fontes: B.E.P; B.E.A.P; B.HÁBIL

Ev. Jorge Gonçalves do Nascimento
Postar um comentário