quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O SUBLIME AMOR DE DEUS E A CONSEQUÊNCIA DE NÃO ACEITÁ-LO.

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
(Efésios 2:1-10) - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. 
PORQUE DEUS AMOU O MUNDO?
1- Porque o homem é a corôa da criação de Deus.(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 
2- Porque o homem foi feito para viver para glória de Deus.(Gênesis 2:8) - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. 
(Gênesis 2:15-17)- E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 
(Efésios 2:10) - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. 
QUAL FOI O PROBLEMA DO HOMEM?
1-Desobedeceu a Deus.(Gênesis 3:6) - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 
2- Acreditou numa mentira.(Gênesis 3:5) - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
3- Atraiu juízo para si.(Gênesis 3:17-19)- E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. 
(Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 
QUEM É A SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA?
1- Jesus Cristo.(Lucas 2:10-11)- E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 
(Mateus 1:21) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 
(I João 1:8-10)-Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 
2- Seu sacrifício na cruz.(Mateus 20:28) - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. 
(Mateus 26:26-28)- E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. 
(Romanos 5:6-8)- Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 
O QUE O HOMEM TEM QUE FAZER?
1- Crer no Senhor Jesus Cristo e nas Escrituras Sagradas.(João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; 
(I João 5:10-11)- Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 
(Romanos 10:8-11)- Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. 
QUAL A CONSEQUÊNCIA PARA O HOMEM SE ELE NÃO ACEITAR O QUE DEUS DEU A ELE?
1- Ser separado eternamente da presença de Deus.(João 3:16-20) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 
(Mateus 25:46) - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. 

Deus no seu infinito e sublime amor criou o homem para viver para sua glória mas o homem pecou e atraiu juízo sobre si afastando-o de Deus mas Deus baseado no seu amor e na sua justiça providenciou ele mesmo a solução para o problema do homem, enviou seu filho para dar sua vida no lugar do homem porque o homem não pode salvar-se a si mesmo

por: Presb. Jorge Gonçalves





terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

TEMPERANÇA,DOMÍNIO PRÓPRIO, AUTOCONTROLE!!

(Gálatas 5:22-23)- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
Nesta postagem estarei encerrando a série diferentes propriedades do Espírito falando da temperança(ou domínio próprio) esperando aprender mais do que ensinar. A foto da uma demostração do que é equilíbrio.
TEMPERANÇA
Qualidade ou virtude de quem modera apetites e paixões.
Serve de freio no momento da tentação quando nosso velho homem quer ceder a tentação, as paixões a coisas ilícitas.(Tiago 1:12-16)- Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.
O fruto do Espírito nos dá o domínio para refrearmos a nossa inclinação carnal. A vontade de Deus pode as vezes significar que precisamos nos privar de algo, e o domínio próprio aceita a privação.A vontade de Deus é mais importante.
(Mateus 10:37-39)- Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
(Lucas 9:23) - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Quando o Espírito flui no crente o domínio próprio, a carne, o mau humor ou as concupiscências não determinam o que ele faz ou deixa de fazer, mas ele tem vitória sobre todas estas coisas.
Que Deus continue nos ajudando!!

fonte:B.Hábil; lições bíblicas 1º trim.2004
por: presb. Jorge Gonçalves



sábado, 21 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 8

BASE PARA ESTUDO:(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 

Nesta oitava postagem da série fruto do Espírito Eu vou falar sobra a mansidão e não conheço outro animal que possamos usar como ilustração do que seja dócil e inocente como a OVELHA por isso a figura nesta postagem.

                     MANSIDÃO
É uma virtude amorosa, pela qual temos condições e nos conservarmos pacíficos, com serenidade e brandura, sem alterações, quando nos deparamos com coisas adversas, irritantes, perturbadoras, malevolentes, desagradáveis. A mansidão fala de uma força invencível, mas sob controle. É como um cavalo cheio de força e de energia, mas totalmente sob controle do cavaleiro. Até poderíamos lutar pelos nossos direitos, mas entregamos nossa causa nas mãos do Senhor!!
Jesus tinha e ensinava mansidão em alto grau a bíblia nos mostra isso quando:
O profeta Isaías fala de sua mansidão (Isaías 53:7) - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 
Ele mesmo fala da sua mansidão (Mateus 5:5) - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 
(Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Ele se conservou manso diante de seu traidor (Mateus 26:47-50) E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.  E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. 
Curou a orelha do servo do sumo sarcedote que integrava o bando que tinha ido prendê-lo (Lucas 22:49-51)- E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: SENHOR, feriremos à espada? E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. 
Ele ensinou mansidão (Lucas 6:27-31)- Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 
(João 13:15-17)- Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. 
(Filipenses 2:5-8)- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 
(I Pedro 2:20-23)-Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 
(I João 1:6) - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 
(I João 2:6) - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 
No serviço para Deus a mansidão é um aspecto muito importante
(II Timóteo 2:24-26)-E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. 
(Tito 3:2) - Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. 
(Efésios 4:1-3)-ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 
(Gálatas 6:1) - IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. 
(I Pedro 3:15-16)- Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. 
A mansidão é o resultado da verdadeira humildade, que nos leva ao reconhecimento do valor alheio e a recusa de nos considerarmos superiores. Essa virtude torna você manso e calmo, quando, antes, era agressivo e se irava por qualquer coisa que o contrariava. 

fonte:bíblia hábil;lições bíblicas 1º trim. 2004
por: presb. Jorge Gonçalves





AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 7

(Gálatas 5:22-23)- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 

Nesta sétima postagem sobre os aspectos do Fruto do Espírito estudaremos a fé.
                                                          FÉ
Que fé é esta? Fé (gr.pistis) não é só crer e confiar firmemente é também lealdade,fidelidade, constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos(no nosso caso CRISTO) por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade.
A bíblia diz que Deus é fiel:(I Corintios 1:9) - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 
(I Tessalonicenses 5:24) - Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 
(I Corintios 10:13) - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 
A bíblia diz que Jesus é fiel:(Apocalipse 19:11) - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
A sua fidelidade permanece para sempre:(II Timóteo 2:13) - Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 
Ele permanece fiel na nossa chamada:(I Corintios 1:9) - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 
No perdão:(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 
(Salmos 32:5) - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.Quando somos tentados(I CO 10.13)
E na santificação:(I Tessalonicenses 5:23-24)- E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 
A fidelidade é uma força em nossas relações com Deus e diante da sua palavra.
(Atos 5:29) - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 
(João 14:23) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 
Sejamos fiéis em tudo e receberemos a coroa da vida!!!

fonte:B.E.P; B. Hábil;Lições Bíblicas 1º trim 2004

Por:Presb. Jorge Gonçalves

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 6

Ainda continuarei a usar a mesma base bíblica que utilizei nas postagens anteriores pelo fato de estarmos tratando de cada propriedade do fruto contidas nestes versículos:(Gálatas 5:22-23)- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei. 
                                                        BONDADE

DEFININDO O TERMO: Qualidade do que ou de quem é bom, generoso, sensível ao sofrimento alheio e tendente a ajudar o próximo, ser solidário, benfeitor, magnânimo.Uma coisa é querer o bem;desejá-lo;outra, é realizá-lo.
a)DEUS É A FONTE DE TODA BONDADE PORQUE ELE É BOM!!

(Salmos 106:1) - LOUVAI ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 
(Salmos 31:19) - Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens! 
b) É DE DEUS UE PROCEDE TODA BOA DÁDIVA!
(Tiago 1:17) - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 
c)BARNABÉ, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, NOS DEIXOU UM BRILHANTE EXEMPLO, AO CONDUZIR O RECEM-CONVERTIDO PAULO A IGREJA, QUANDO OUTROS AINDA DESCONFIAVAM DELE.
(Atos 9:26-27)- E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. 
d) QUEM POSSUI ESTA CARACTERÍSTICA EM SUA VIDA É FELIZ!!
(Provérbios 14:14) - O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu proceder. é uma benção para os outros.
(Romanos 15:14) - Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros. e alcança favor de Deus. (Provérbios 12:2) - O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará. na eternidade ficará manifesto que Deus dá valor a bondade. (Mateus 25:23) - Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 
que Deus nos ajude a buscar a bondade para nossas vidas!!!

fonte: Bíblia Hábil; Lições Bíblicas 1º trim 2004;Aulete Digital(dicionário)
por: Presb. Jorge Gonçalves

domingo, 15 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 5

Continuando com os nossos estudos sobre estas propriedades continuaremos a utilizar a mesma base bíblica:(Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 
(Gálatas 5:23) - Contra estas coisas não há lei. 

          QUEREMOS FALAR SOBRE A QUINTA PROPRIEDADE QUE É A:

                                                    BENIGNIDADE
Definindo o termo: Qualidade de quem é brando, generoso, afável, complacente, indulgente; BONDADE; HUMANIDADE,NÃO PERIGOSO nem MALIGNO.
É uma virtude que nos dá condições de tratarmos os outros com carinho e meiguice. 
É a característica de uma pessoa boa, amável,que não quer magoar ou causar dor a outrem.
(Efésios 4:32) - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 
(Colossenses 3:12-13)- Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 
(I Pedro 2:3) - Se é que já provastes que o SENHOR é benigno; 
(Lucas 6:35) - Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. 
Este versículo 35 de Lucas fala do Pai que é benigno até para com os ingratos e maus e que,  como seus filhos, devemos proceder igualmente. Agrada a Deus que nos nossos relacionamentos a benignidade seja percebida pelos outros como favos de mel.
(Provérbios 16:24) - As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. 
Que Deus nos ajude nos dando mais da sua graça para que nós possamos ser benignos como manda a sua palavra!!

fonte: Bíblia Hábil;aulete(dicionário digital);licões bíblicas 1ºtrim.2004.

por: presb.Jorge Gonçalves

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 4

UMA BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:

(Gálatas 5:22-23)- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
                                       
                                             
                                LONGANIMIDADE
O QUE SIGNIFICA? Disposição natural(Espiritual no caso do crente) do ânimo para suportar com serenidade e resignação as contrariedades, insultos, vexames e ofensas.
a) É TER "ÂNIMO LONGO", AO INVÉS DE ÂNIMO PRECIPITADO!

(Provérbios 14:29) - O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura. 
(Provérbios 16:32) - Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. 
(Provérbios 19:11) - A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão. noutras palavras:muita e contínua paciência.
b) DEUS É LONGÂNIMO!!
(Números 14:18) - O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. 
c)E DEUS É TAMBÉM CHAMADO DEUS DE PACIÊNCIA!
(Romanos 15:5) - Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. 
(Romanos 2:4) - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? 
(II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 
d)LONGANIMIDADE TAMBÉM É TOLERÂNCIA!
Neste tópico nós podemos citar o exemplo do Apóstolo Paulo que reconhecia que foi salvo por causa da paciência de Jesus Cristo:
(I Timóteo 1:15-16)-Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. 
e) A PACIÊNCIA AJUDA O CRENTE NAS SUAS RELAÇÕES COM SEUS IRMÃOS.
(Efésios 4:1-6)- ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 
(Hebreus 12:1-2)- PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 
f) A PACIÊNCIA AJUDA NO SERVIÇO PARA DEUS:
(II Timóteo 4:2) - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 
Muitos de nós somos facilmente irritáveis quando encontramos oposição ou maldade, mas o Espírito Santo quer nos ajudar a vencer esta fraqueza em nosso temperamento.Que Deus nos ajude a dar lugar ao seu santo Espírito em nossa vidas!!!

fonte:B.Hábil;Lições Bíblicas 1º trim.2004;Aulete digital(dicionário) Elaborado por:Presb. Jorge Gonçalves














quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 3

BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:
(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
A Paz  é o nosso assunto neste estudo começaremos com a sua definição e origem.
                                                                  PAZ
O QUE É A PAZ?[Do hb. shalom;do gr.eirene; do lat. pacem] Nas Escrituras, paz não significa ausência de guerras, ou de conflitos. De acordo com os profetas e apóstolos, é a serenidade que o Espírito Santo nos infunde no coração mediante a fé que depositamos na providência divina(Isaías 26:3) - Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. 
(Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 
como fruto do Espírito, a paz é a profunda quietude do coração firmada na convicção de que Deus está no comando de todas as coisas.
Paz também é quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial.
a)A BÍBLIA DIZ QUE OS ÍMPIOS NÃO TEM PAZ.

(Isaías 48:22) - Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR. 

(Isaías 57:20-21)- Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus. 
Deus estruturou de tal modo a conciência humana, que nunca haverá verdadeira paz nem interna, nem externa para quem vive no pecado.Enquanto alguém vive na impiedade, sua conciência será como um mar tempestuoso, agitado e cheio de lama e lôdo. Deus não lhe dá paz, mas pelo outro lado deseja que se arrependa e seja salvo.
b) MAS NÓS, OS QUE TEMOS CRIDO TEMOS PAZ.
(Romanos 5:1) - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 
Após aceitarmos a Jesus Cristo como nosso salvador e Senhor, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos, como a calma e tranquilidade. Ter paz com Deus significa estar reconciliado com Ele: não existir mais hostilidade entre nós e o pai, nenhum pecado bloquear nosso relacionamento com Ele. Só é possível  ter paz com Deus, porque Jesus  pagou o preço por nossos pecados ao morrer na cruz.
C) DEUS É DEUS DE PAZ.
(Filipenses 4:9) - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. 

(II Tessalonicenses 3:16) - Ora, o mesmo SENHOR da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós. 
D) O ESPÍRITO VIVIFICA EM NÓS A OBRA DE JESUS, O PRÍNCIPE DA PAZ, QUE PAGOU POR ESTA PAZ COM A PRÓPRIA VIDA.

(Colossenses 1:19-23)- Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. 
Podemos desfrutar a paz em três dimensões:
d.1- PAZ COM DEUS. O sangue da cruz de Cristo preparou a paz e ela deve dominar os nossos corações.
(Colossenses 3:15) - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 
O reino de Deus é de paz.
(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 
Se andarmos em espírito, a paz com Deus será constante.
d.2- PAZ COM O PRÓXIMO.O crente pode viver em paz com todos os homens pois ele é dominado pela paz.
(Romanos 12:18) - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 
(I Tessalonicenses 5:13) - E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. 
(Hebreus 12:14) - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 
O crente dominado pela paz de Deus,cheio do fruto do Espírito é um pacificador.
(Mateus 5:9) - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 
(Provérbios 15:18) - O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta. 
d.3- PAZ INTERIOR.A paz de Deus guarda os nossos corações e os sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 
(João 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 

(Romanos 5:1) - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 

fonte: Bíblia Hábil;B.E.A.P(notas);Lições Bíblicas 1º trim.2004;D. Teológico(Claudionor C. de Andrade);Elaborado por:Presb. Jorge Gonçalves

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 2

BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:
(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
Antes de estudarmos a segunda propriedade do fruto quero deixar aqui uma definição mais teólogica do fruto.
O QUE É FRUTO DO ESPÍRITO?É o conjunto de virtudes morais e Espirituais amadurecidas pelo Espírito Santo na vida do crente como resultado de uma permanente comunhão com Cristo.Agora nós vamos estudar sobre a segunda delas que é a ALEGRIA.

                                ALEGRIA
O QUE É ALEGRIA? Qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de quem denota jovialidade; contentamento; satisfação.
A alegria faz parte da perfeição Divina.
Esta maneira de viver se realiza no crente a medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus.
A)A BÍBLIA DIZ QUE O REINO DE DEUS É ALEGRIA !
(Romanos 14:17-18)- Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas 
justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo
agradável é a Deus e aceito aos homens.
B) A BÍBLIA DIZ QUE JESUS SE ALEGROU!

(Lucas 10:21) - Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. 
Jesus se alegra porque seu pai celestial proveu a compreensão das verdades espirituais, não aos intelectualmente sábios aos seus próprios olhos, mas aos que aceitam com humildade infantil a verdade revelada na sua palavra.
b.1- E FOI UNGIDO COM OLÉO DA ALEGRIA PORQUE AMOU A JUSTIÇA E ABORRECEU A INIQUIDADE.
(Hebreus 1:9) - Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. 
C) ESTA ALEGRIA NASCE NO CRENTE COMO UMA OBRA DA GRAÇA.
(II Corintios 8:1-2)- TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 
D) O EVANGELHO, A MENSAGEM DO AMOR DE DEUS, É UMA MENSAGEM DE ALEGRIA!
(Lucas 2:10-11)- E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 
O maior acontecimento histórico acabara de acontecer! O Messias nasceu! Por muito tempo, os judeus haviam esperado por isto; quando finalmente aconteceu, o nascimento foi anunciado a humildes pastores.As boas novas a respeito de Jesus demostram que Ele veio para todos, inclusive para as pessoas mais simples. Veio para qualquer um que tenha um coração humilde o bastante para aceitá-lo. Não importa quem você seja ou o que faça, você pode ter Jesus na sua vida.Não pense que é necessário ter qualificações extraordinárias, ele o aceitará como você é.
E) A MENSAGEM DA SALVAÇÃO PRODUZ ALEGRIA!
(Atos 13:46-48)- Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. 
F) A ALEGRIA E O ESPÍRITO SANTO ANDAM JUNTOS!
(Atos 13:52) - E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. 
(I Tessalonicenses 1:6) - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 
(Salmos 16:11) - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. 
G)A ÍNTIMA COMUNHÃO COM JESUS TORNA ESTE GOZO COMPLETO!
(João 15:11) - Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 
(João 16:24) - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. 
(I João 1:4) - Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. 
Quando as coisas estão indo bem, sentimos júbilo. Quando as dificuldades chegam, muitas vezes, afundamo-nos na depressão. Mas a verdadeira alegria transcede a onda gigante das circunstâncias; vem de um relacionamento consistente com Jesus Cristo. Quando nossa vida está entrelaçada com a dEle, Jesus nos ajuda a andar sobre as adversidades, sem cair em profundas debilidades, e conduz-nos à prosperidade,sem que nos movamos em uma soberba ilusória. A alegria de viver com Jesus Cristo diariamente nos manterá sensatos, a despeito da dimensão de nossos problemas!

Fonte:B.E.A.P(notas);Bíblia Hábil; Dicionário Teológico(Claudionor C.de Andrade);Lições Biblicas 1º trim.2004; Elaborado por: Presb. Jorge Gonçalves