quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 1

UMA BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:
(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

O fruto do Espírito são as características produzidas em nós pelo mesmo Espírito Santo que habita dentro de cada um de nós características estas que são encontradas no senhor Jesus Cristo e que se espera serem também encontradas em todos aqueles que dizem ser cristãos neste estudo vamos tentar falar um pouco sobre cada uma delas.
AMOR
O QUE É O AMOR? É um dos mais altos e sublimes atributos comunicáveis de Deus;Sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa;É a fonte Divina de onde emanam todas as virtudes espirituais.
a)A BÍBLIA DIZ QUE DEUS É AMOR
(I João 4:8) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
João diz,"Deus é amor" e não "o amor é Deus".Nosso mundo, com sua visão superficial e egoísta do amor, distorceu estas palavras e contaminou a nossa compreensão em relação ao amor. O mundo pensa que o amor é o que faz uma pessoa se sentir bem e que não há problema em sacrificar os princípios morais e os direitos dos outros a fim de obter tal"amor". Mas este não é o verdadeiro amor; é exatamente o oposto - o egoísmo. E Deus não é este tipo de "amor"O verdadeiro amor é como Deus, que é santo, justo, e perfeito. Se vedadeiramente conhecermos a Deus, amaremos como Ele ama.
(I João 2:4) - Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
(João 13:34-35)- Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
b)NÓS O AMAMOS PORQUE ELE DERRAMOU O SEU AMOR EM NOSSOS CORAÇÕES.
(Romanos 5:5) - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
(II Corintios 1:22) - O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.
(Gálatas 4:6) - E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Os cristãos experimentam amor de Deus nos seus corações, pelo Espírito Santo; especialmente em tempos de aflição. O verbo "derramar"está no tempo pretérito perfeito contínuo, significando que o Espírito continua a fazer o amor transbordar em nossos corações.É essa experiência sempre presente do amor de Deus, que nos sustenta na tribulação e nos assegura que nossa esperança da glória futura não é ilusória.
C)ESTE AMOR DEVE SEMPRE AUMENTAR.
(I Tessalonicenses 3:12) - E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;
(I Tessalonicenses 4:9-10)- Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais.
(Hebreus 13:1) - PERMANEÇA o amor fraternal.
Se estivermos cheios do amor de Deus, este transbordará para os outros. Não é suficiente sermos meramente corteses pra com os demais; devemos ativa e persistentemente demostrar amor para com todos. nosso amor deve estar continuamente crescendo. Se sua capacidade para amar tem permanecido inalterada por algum tempo, peça a Deus para lhe encher novamente com sua provisão infinita.
D) O AMOR É A EVIDÊNCIA DA SALVAÇÃO.
(I João 3:14) - Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
(I João 4:7) - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
(I João 2:9-11)- Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Isto significa que se não gostarmos de alguém não somos cristãos?Estes versos não estão falando a respeito de gostar de um irmão, ou irmã cristã desagradável.Sempre existirão pessoas com quem teremos menos afinidade. As palavras de João enfocam a atitude que nos leva a ignorar ou menosprezar os outros, tratá-los como competidores, inimigos ou pessoas irritantes. O amor cristão não é um sentimento, mas uma escolha.Podemos escolher nos preocupar com o bem-estar das pessoas e tratá-las com respeito,sentindo ou não afeto por elas.Se escolhermos amar os outros,Deus nos ajudará a expressar o nosso amor.
E) PELA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO, ESTE AMOR APARECE COMO FRUTO EM NOSSAS VIDAS. POR AMOR AO SENHOR QUEREMOS FAZER SUA VONTADE.
(João 14:15) - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
(João 14:23) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
(João 15:10) - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
(João 15:14) - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
(I João 5:2-3)- Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Quando nos tornamos cristãos, passamos a fazer parte da família de Deus; os companheiros crentes passam a ser nossos irmãos e irmãs. É Deus quem determina quem serão os outros membros da família, não nós. Somos simplesmente convocados para aceitá-los e ama-los.Como você trata seus familiares?
F) O AMOR É O ELO QUE DETERMINA O APERFEIÇOAMENTO DOS CRENTES.
(Colossenses 3:14) - E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
(Colossenses 2:2-3)- Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Todas as virtudes que Paulo nos encoraja a desenvolver estão perfeitamente unidas pelo amor.Quando nos vestimos com essas virtudes, a última peça do vestuário que devemos vestir é o amor, que mantém todas as demais qualidades, cada uma em seu próprio lugar. Praticar qualquer lista de virtude sem praticar o amor levará à distorção, à fragmentação e à estagnação.

fonte:B.E.P (notas); B.E.A.P (notas);Bíblia Hábil;Lições Bíblicas 1ºtrim.2004. Elaborado por:presb. Jorge Gonçalves.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

AS BENÇÃOS DE DEUS PARA OS VERDADEIROS ADORADORES!!

 UMA BASE BÍBLICA PARA ESTA MENSAGEM.
(João 4:23-24) Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 
Jesus ensina várias coisas nestes versículos.
(1) "Em espírito" indica o nível em que ocorre a adoração verdadeira. Devemos comparecer diante de Deus com total sinceridade e num espírito[ou disposição de ânimo] dirigido pela vida e atividade do Espírito Santo.
(2) "Verdade"(gr.aletheia) é uma característica de Deus(Deuteronômio 32:4) - Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. encarnada em Cristo(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. intrínseca no Espírito Santo(João 14:17) - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Por isso, a adoração deve ser prestada de conformidade com a verdade do Pai que se revela no Filho e se recebe mediante o Espírito. Aqueles que propõem um tipo de adoração que ignora a verdade e as doutrinas da palavra de Deus desprezam no seu todo o único alicerce da verdadeira adoração. No culto genuíno não só a fé está presente, mas também os fatos.Verdade significa que devemos adorar o Deus certo o Deus revelado na bíblia por meio de Jesus Cristo. Espírito significa que o culto verdadeiro exige mais que gestos exteriores.É um oferecimento interior de nós mesmos a Deus(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 
Quando os crentes verdadeiramente adoram a Deus, muitas bençãos lhes estão reservadas por Ele. Por exemplo, ele promete:
1) Que estará com eles.
(Mateus 18:20) - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 
2) Que entrará e ceará com eles.
(Apocalipse 3:20) - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 
este convite de CRISTO era endereçado também a todas as igrejas que não mais possuiam o fogo do avivamento, que tinham se tornado meras organizações ao invés de organismos vivos. Se alguém lhe abrisse a porta, e lhe aceitasse a oferta de renovação epiritual, o avivamento com certeza viria. Apesar de havê-los advertidos severamente, seu desejo real não é cuspilos fora da sua boca, mas cear com eles. Jesus está buscando a restauração da comunhão perdida com tais crentes.
3) Que envolverá o seu povo com a sua Glória.
(II Crônicas 7:1-4) E ACABANDO Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.  E os sacerdotes não podiam entrar na casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a casa do SENHOR. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do SENHOR sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o SENHOR. 
4) Que abençoará o seu povo com chuvas de bençãos.
(Ezequiel 34:25-26) E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.  E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. 
4.1-Especialmente com a paz.
(Salmos 29:11) - O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz. 
 Com relação a paz quero falar ainda das suas três dimensões:
PAZ COM DEUS (Romanos 5:1-2) TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 
(Efésios 2:14-16) Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,  Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 
PAZ DE DEUS(João 14:26-27) Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 
(Colossenses 3:15) - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 
Essa é a paz interior que substitui a raiva a culpa a preocupação. Sem a paz com DEUS não pode haver paz de DEUS. 
PAZ COM OS HOMENS:(Provérbios 6:16-19) Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:  Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,  O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. 
(Romanos 12:18-21) Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 
 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. 
(I Pedro 3:8-12) E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 
5) Que concederá fartura de alegria.
(Salmos 122:1) - ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR. 
(João 15:10-11) Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 
6) Que responderá as orações dos que oram com fé sincera.
(Marcos 11:24) - Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. 
(João 15:7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 
(João 15:16) - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 
(João 14:13-14) E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 
(I João 3:21-22) Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 
(I João 5:14-15) E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. 
7) Que encherá de novo o seu povo com o Espírito Santo e ousadia.
(Atos 4:31) - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. 
8) Que enviará maninfestações do Espírito Santo entre o seu povo.
(I Corintios 12:7-13) Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 
9)Que guiará seu povo em toda a verdade através do Espírito Santo.
(João 15:26) - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. 
(João 16:13) - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 
10) Que santificará o seu povo pela sua palavra e pelo seu Espírito Santo.
(João 17:17-19) Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 
11)Que consolará, animará e fortalecerá seu povo.
(II Corintios 1:3-5) Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. 
12) Que convencerá o povo do pecado, da justiça e do juízo por meio do Espírito Santo.
(João 16:8-11) E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. 
O Espírito desmascarará o pecado da incredulidade. O Espírito também demostrará que somente Cristo é justo e que todos os outros ficam aquém dos padrões de DEUS. Por fim mostrará que as pessoas que não e arrependem e não crêem em CRISTO compartilharão da condenação de satanás
13) Que salvará os pecadores presentes no culto de adoração;sob a convicção do Espírito Santo.
(I Corintios 14:24-25) Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. 
EM FIM QUER SER ABENÇÕADO? SEJA UM VERDADEIRO ADORADOR!!!!!

bibliografia: Staley M. Horton(C.B apocalipse)
B. E. V (notas)
B. E. P (notas)

Por: Presb. Jorge Gonçalves


sábado, 3 de janeiro de 2009

VIVENDO SEM ANSIEDADE!!!!

ANTES DE TUDO UMA BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO.
(Provérbios 12:25) - A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. 
(Lucas 21:34) - E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. 
(Filipenses 4:6-7) Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 
 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 
(I Pedro 5:7) - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós
Vivemos em uma época em que quase todas as pessoas estão no limite de suas capacidades: físicas, emocionais,etc.
E o senhor nosso Deus não deseja e não nos criou para vivermos assim.
Nessas poucas linhas nós vamos tentar mostrar o desejo e a vontade de Deus para nossas vidas para que possamos glorificar o seu nome.
DEFINIÇÕES DE  ANSIEDADE: O minidicionário de língua portuguesa  traz uma definição psiquiatrica dizendo que ansiedade é um estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas(cardíacas, respiratórias,etc.) e em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não.
 [F.: Do lat. anxietas, atis,aflição, inquietação, preocupação] estado de angústia que induz o ser humano a projetar no futuro perigos irreais, nascidos via de regra, das interrogações do dia-dia. Em sentido filosófico,angústia origina-se do abismo intransponível entre o finito e o infinito.
 Teologicamente, a angústia é o resultado do afastamento da alma humana de DEUS. Haja vista os salmos de Davi. Quando se sentia longe de DEUS, o poeta  declarava-se angustiado:na minha angústia, clamei ao senhor; ele me ouviu.É a angústia que leva o homem a procurar a DEUS;É o passo inicial para o arrependimento;É a crise que precede a verdadeira conversão. Se o homem não se sentir angustiado em consequência de seus pecados, como haverá de querer aproximar-se do Senhor?
É justamente da ansiedade que nascem as religiões e as filosofias e brotam as supertições,mitologias e falsos cristos.
Se levarmos em conta a segunda guerra mundial, observaremos que a ansiedade do povo Alemão propiciou a ascensão de hitler. Noutras circunstâncias este ditador, que reivindicava títulos messiânicos passaria despercebido.
Num primeiro estágio a ansiedade leva o homem a procurar  refúgio no misticismo. Ele cria deuses, urdi lendas e coloca uma alma em cada segmento da natureza. Vendo-se insatisfeito, parte para filosofia. Busca tudo examinar pela luz natural da razão. Indaga problematiza. E, quanto mais perquire, mas o invade a fome de DEUS. Recorramos a história grega;vê-la-emos seguir justamente este percurso:primeiro surgiu HOMERO; depois PLATÃO.
Foi numa fase de profunda angústia que a mensagem de CRISTO chegou ao império romano encontrando um povo faminto, logo oculpou as guaridas deixadas pelos varios movimentos religiosos e filosóficos que tiveram. Como a GRÉCIA, INDIA, EGITO, PÉRSIA e ROMA.
No sermão do monte o SENHOR nos exorta a não deixarmos a ansiedade nos dominar, pois o PAI celeste está sempre presto a zelar por seus filhos.
SETE RAZÕES PARA NÃO NOS PREOCUPARMOS:
1) Os detalhes da sua vida podem ser confiados ao mesmo DEUS que criou vida em você.

(Mateus 6:25) - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 
2) Preocupar-se com o futuro prejudica  os esforços que você está dedicando ao presente.
(Mateus 6:26) - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
(Jó 38:41) - Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? 
3) Preocupar-se é mais prejudicial do que útil.
(Mateus 6:27) - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 
(Salmos 127:1-2) SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. 

(Provérbios 21:31) - Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. 
(Lucas 10:41-42) E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;  E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. 
4)Deus não ignora aqueles que dependem Dele.

(Mateus 6:28-30) E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 
5) A preocupação demostra falta de fé e de entendimento a respeito de Deus.
(Mateus 6:31-32) Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 
6) A preocupação nos impede de dar atenção aos verdadeiros desafios, aos quais Deus deseja nos dediquemos.
(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
exemplo a ser seguido Salomão(I Reis 3:9-14) A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?  E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.  E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;  Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.  E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias. 
7) Viver um dia de cada vez evita que sejamos consumidos pela preocupação.
(Mateus 6:34) - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 

bibliografia: M.D.L.P;Dicionário Teológico (Claudionor de Andrade)
Revista E.B.D 3º Trim.2005; Bíblia Hábil.
autor: presb. Jorge Gonçalves


quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

CRISTO É VIDA!!!!!

CONTA-NOS a história a respeito de Isabel I,rainha da Inglaterra de 1558 a 1603, que estando já na agonia da morte ofereceu a seu  médico a metade do seu reino em troca de mais um ano de vida. Nós nascemos, crescemos, trabalhamos, produzimos, constituímos família e quando paramos para refletir já estamos no fim.
"Os nossos dias são velozes" como diz a bíblia em: (Salmos 90:9-10) Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.  Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. 
"A nossa vida é como vapor que aparece por instantes e logo se desvanece" como diz a bíblia
(Tiago 4:14) - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 
Querendo ou não, todos temos que passar pela experiência da morte física. Alguém disse que a morte é como uma garganta pela qual todos teremos que passar.
Mas nossso assunto não se prende a morte, estamos pensando em algo realmente lindo, fascinante, que empolga o nosso coração: A VIDA!!
A vida é bela e podemos quase que apalpá-la com as nossa mãos, olhando aquele botão que desabrocha, o sol que nasce magestoso, a criança chorando ao nascer e outros exemplos que poderíamos dar aqui. Amamos a vida, fazemos de tudo para que os nossos dias sejam prolongados.Mas para muitos a vida tem se tornado um fardo pesado! São problemas, tempestades, crises, frustações e tudo parece que tem nos levado a perder o entusiasmo pela vida.
Olhem estejam certos de que existe uma saída, uma razão pra se viver. É JESUS CRISTO! Ele é vida. Nele nós experimentamos a vida com sentido; aquele algo mais que nós procuramos.Ele preenche aquele vazio que temos em nossas vidas(que muitas vezes tentamos preencher com: pessoas, bens de consumo,dinheiro,festas,viagens,etc.)Ele oferece a verdadeira paz como diz as escrituras sagradas em:(João 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 
Pode trasnformá-lo em uma nova criatura e leva-lo a viver no sentido pleno e total. 
JESUS CRISTO pode assegurar-lhe a vida eterna, ou seja a sua salvação eterna.
Assim nos diz Jesus:(João 11:25-26) Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;  E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse ainda:(João 10:27-30) As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.  Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.  Eu e o Pai somos um. 
A partir deste momento, você pode ter a sua experiência com CRISTO (se você não tem) e nele encontrar a vida que vale apena viver. Ele veio ao mundo para nos dar vida completa.CRISTO é vida!!!!

Conheça-o e receba-o agora mesmo. Este é seu grande momento. amém!!!!
 
autor:Pb. Elias Vitorino de Sousa
Editado por:Pb jorge Gonçalves