segunda-feira, 23 de março de 2009

SANTIFICAÇÃO DAS ATITUDES.

A ênfase do ensino repousa sobre a praticidade da doutrina.
Nosso relacionamento com Deus se propaga através da prática das doutrinas ensinadas por líderes religiosos extraídas da bíblia.
 Em um mundo cheio de violência como vivemos, somos tentados a fazer justiça com as próprias mãos em decorrência do desmandos das autoridades constituídas, é indispensável que santifiquemos nossas atitudes antes de colocalas em prática, caso contrário, elas desqualificaram a nossa fé. Atitude é postura, modo de agir, é comportamento, como santos que somos, e num processo de santificação como vivemos, temos de pensar bastante antes de tomarmos qualquer atitude, face a uma circunstância, porque ela poderá comprometer o evangelho, contribuir para que o nome do Senhor seja louvado ou blasfemado.
A isso nós chamos de santificação das atitudes. Examinar nossos propósitos a luz da palavra de Deus e só colocar em prática se for para glória de Deus.
Exemplos de atitudes santas.
O crente Abraão:(Gênesis 13:5-11) - E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. ( Veja como alguém que é crente deve agir. Abraão tinha todo o direito de ficar naquela terra e mandar embora seu sobrinho, mas ele tomou uma atitude santa e propôs um acordo entre eles para acabar com a contenda entre seus empregados e a que poderia surgir entre eles naquele momento. Abraão não foi egoísta pensando somente no seu bem está, antes abriria mão daquele lugar e daquela terra somente para permananecer em paz com o seu sobrinho. E quantas vezes nós cristãos que deveríamos seguir o exemplo de Abraão fazemos o contrário não temos atitudes santitificadas, pensamos somente em nós mesmos e ai só conseguimos provocar muita das vezes escândalos e pecados por parte daqueles que deveriam seguir nossos exemplos e assim vituperamos o nome daquele a quem deveríamos honrar o Senhor JESUS CRISTO. Vamos tomar cuidado e vigiar mais com as nossas atitudes porque elas devem ser sempre santas porque servimos a um Deus Santo!!!)
O crente José:(Gênesis 39:1-12) - E JOSÉ foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor  egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante. E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. (Veja o exemplo de José ele se pensasse como um homem carnal teria aproveitado a situação que se apresentava  favorável para ele naquele momento já que Potifar tinha entregue tudo nas suas mãos então o que é que tinha demais detar-se com a mulher do seu senhor? mas ele era crente e sabia do grande plano de Deus para sua vida então resoveu sair correndo porque era assim que ele continuaria puro e Deus seria glorificado devemos pedir ao senhor que nos conceda  graça para seguirmos o exemplo de José.)
(Gênesis 45:1-8)- ENTÃO José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu. E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. (José era um homem que tinha tudo para ser depressivo,amargurado,rancoroso,frustado,frio, calculista por tudo o que seus irmão tinham lhe feito mas veja que atitude ele tomou perdoou seus irmãos e entendeu o plano de Deus para sua vida que exemplo tremendo para ser seguido.Só que nos tempos que estamos vivendo muitos estão vivendo justamente o contrário disto e entram brigas,discussões,calúnias e não seguem os ensinamentos e exemplos que estão na bíblia.)
O crente Davi:(I Samuel 24:1-12) - E SUCEDEU que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas. E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna. Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR. E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho. Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou. E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares. Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti. 
O QUE VOCÊ ACHA DESTA ATITUDE?

por: presb. Jorge Gonçalves


Postar um comentário