segunda-feira, 2 de março de 2009

SANTIFICAÇÃO DA LÍNGUA !!!!!!!!

(Tiago 3:1-12)- MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. 
(Tiago 1:19-22)-Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 
(Tiago 1:26) - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. 

Tiago coloca diante de nós uma prova incontestável de uma vida santa. Se alguém não tropeçar no falar, é perfeito varão, capaz de refrear seu próprio corpo. A pessoa que revela maturidade Espiritual é a pessoa que sabe controlar a sua própria língua. Tiago diz: Que é mais difícil controlar a língua do que as ações. Porque?
Porque as palavras exprimem o que está no coração e na mente.
(Mateus 12:34-37) Raça-  de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. 
(Lucas 6:45) - O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu
coração fala a boca. 
               PORQUE A LÍNGUA É IMPORTANTE?
1-É importante por causa da vida de santidade
(Tiago 3:3) - Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 
o cavalo é um animal muito forte mas o freio colocado na sua boca pelo o homem faz com que ele seja dominado e controlado
 -(Tiago 3:4) - Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 
o homem constrói grandes navios mas todos eles tem o leme para mudar sua direção quando há necessidade.
2-É importante por causa do seu poder para o bem ou para o mal
(Tiago 3:5-6) - Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 
O caráter da língua. É um mundo de (iniqüidade= pecado, maldade,injustiça, desobediência deliberada e constante dos mandamentos Divinos)
a língua caluniadora, mentirosa,que exagera, pode provocar muita injustiça.
A influência da língua. Ela contamina o corpo inteiro.
As vezes argumentamos conosco mesmo até justificarmos coisas erradas que cometemos, uma vez que convencemos a nós mesmos que estamos certos mesmo estando errados.
A natureza duradoura dos pecados da língua.põe em chamas toda a carreira da existência humana.
Certos pecados e vícios tendem desaparecer com a velhice, mas o problema tende a piorar. amargura, fofoca, calúnia são pecados da velhice também.
A aflição língua.É posta ela mesma em chamas pelo inferno e leva a pessoa a carnalidade.
A língua tem esta capacidade tremenda para mudar e direcionar a vida do ser humano. O caluniador, o mentiroso é um servo de satanás, pois quem entrega  sua língua para fazer a obra do inimigo, está servindo ao inimigo e não a Deus. É triste quando servos de Deus entregam suas línguas ao serviço diabólico, destruindo vidas e igrejas.
                               COMO DEVEMOS USAR A LÍNGUA?
Falar com (sabedoria=capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente)
(Provérbios 31:26) - Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 
Falar a verdade um com o outro.
(Efésios 4:25) - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
(Colossenses 3:9) - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 
(Romanos 12:5) - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 
(Zacarias 8:16-17)- Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o SENHOR. 
A palavra deve ser agradável.
(Colossenses 4:6) - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. 
Colocar um guarda na boca na hora certa!!!
(Salmos 141:3-4)- Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma das suas delícias. 

Que o Senhor nosso Deus nos ajude a viver segundo a sua palavra porque no dia em que nós conseguirmos falar menos e agirmos com mais sabedoria nós estaremos fechando brechas e glorificando o nome do nosso Senhor JESUS CRISTO!!!!!
 
E.B para E.Dominical(pses);Pequena Enciclopédia Bíblica(Orlando Boyer); Bíblia Hábil.
por: Presb. Jorge Gonçalves




Postar um comentário