sábado, 21 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 8

BASE PARA ESTUDO:(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 

Nesta oitava postagem da série fruto do Espírito Eu vou falar sobra a mansidão e não conheço outro animal que possamos usar como ilustração do que seja dócil e inocente como a OVELHA por isso a figura nesta postagem.

                     MANSIDÃO
É uma virtude amorosa, pela qual temos condições e nos conservarmos pacíficos, com serenidade e brandura, sem alterações, quando nos deparamos com coisas adversas, irritantes, perturbadoras, malevolentes, desagradáveis. A mansidão fala de uma força invencível, mas sob controle. É como um cavalo cheio de força e de energia, mas totalmente sob controle do cavaleiro. Até poderíamos lutar pelos nossos direitos, mas entregamos nossa causa nas mãos do Senhor!!
Jesus tinha e ensinava mansidão em alto grau a bíblia nos mostra isso quando:
O profeta Isaías fala de sua mansidão (Isaías 53:7) - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 
Ele mesmo fala da sua mansidão (Mateus 5:5) - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 
(Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Ele se conservou manso diante de seu traidor (Mateus 26:47-50) E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.  E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. 
Curou a orelha do servo do sumo sarcedote que integrava o bando que tinha ido prendê-lo (Lucas 22:49-51)- E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: SENHOR, feriremos à espada? E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. 
Ele ensinou mansidão (Lucas 6:27-31)- Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 
(João 13:15-17)- Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. 
(Filipenses 2:5-8)- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 
(I Pedro 2:20-23)-Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 
(I João 1:6) - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 
(I João 2:6) - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 
No serviço para Deus a mansidão é um aspecto muito importante
(II Timóteo 2:24-26)-E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. 
(Tito 3:2) - Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. 
(Efésios 4:1-3)-ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 
(Gálatas 6:1) - IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. 
(I Pedro 3:15-16)- Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. 
A mansidão é o resultado da verdadeira humildade, que nos leva ao reconhecimento do valor alheio e a recusa de nos considerarmos superiores. Essa virtude torna você manso e calmo, quando, antes, era agressivo e se irava por qualquer coisa que o contrariava. 

fonte:bíblia hábil;lições bíblicas 1º trim. 2004
por: presb. Jorge Gonçalves





Postar um comentário