quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 4

UMA BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:

(Gálatas 5:22-23)- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
                                       
                                             
                                LONGANIMIDADE
O QUE SIGNIFICA? Disposição natural(Espiritual no caso do crente) do ânimo para suportar com serenidade e resignação as contrariedades, insultos, vexames e ofensas.
a) É TER "ÂNIMO LONGO", AO INVÉS DE ÂNIMO PRECIPITADO!

(Provérbios 14:29) - O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura. 
(Provérbios 16:32) - Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. 
(Provérbios 19:11) - A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão. noutras palavras:muita e contínua paciência.
b) DEUS É LONGÂNIMO!!
(Números 14:18) - O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. 
c)E DEUS É TAMBÉM CHAMADO DEUS DE PACIÊNCIA!
(Romanos 15:5) - Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. 
(Romanos 2:4) - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? 
(II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 
d)LONGANIMIDADE TAMBÉM É TOLERÂNCIA!
Neste tópico nós podemos citar o exemplo do Apóstolo Paulo que reconhecia que foi salvo por causa da paciência de Jesus Cristo:
(I Timóteo 1:15-16)-Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. 
e) A PACIÊNCIA AJUDA O CRENTE NAS SUAS RELAÇÕES COM SEUS IRMÃOS.
(Efésios 4:1-6)- ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 
(Hebreus 12:1-2)- PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 
f) A PACIÊNCIA AJUDA NO SERVIÇO PARA DEUS:
(II Timóteo 4:2) - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 
Muitos de nós somos facilmente irritáveis quando encontramos oposição ou maldade, mas o Espírito Santo quer nos ajudar a vencer esta fraqueza em nosso temperamento.Que Deus nos ajude a dar lugar ao seu santo Espírito em nossa vidas!!!

fonte:B.Hábil;Lições Bíblicas 1º trim.2004;Aulete digital(dicionário) Elaborado por:Presb. Jorge Gonçalves














Postar um comentário