quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 3

BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:
(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
A Paz  é o nosso assunto neste estudo começaremos com a sua definição e origem.
                                                                  PAZ
O QUE É A PAZ?[Do hb. shalom;do gr.eirene; do lat. pacem] Nas Escrituras, paz não significa ausência de guerras, ou de conflitos. De acordo com os profetas e apóstolos, é a serenidade que o Espírito Santo nos infunde no coração mediante a fé que depositamos na providência divina(Isaías 26:3) - Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. 
(Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 
como fruto do Espírito, a paz é a profunda quietude do coração firmada na convicção de que Deus está no comando de todas as coisas.
Paz também é quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial.
a)A BÍBLIA DIZ QUE OS ÍMPIOS NÃO TEM PAZ.

(Isaías 48:22) - Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR. 

(Isaías 57:20-21)- Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus. 
Deus estruturou de tal modo a conciência humana, que nunca haverá verdadeira paz nem interna, nem externa para quem vive no pecado.Enquanto alguém vive na impiedade, sua conciência será como um mar tempestuoso, agitado e cheio de lama e lôdo. Deus não lhe dá paz, mas pelo outro lado deseja que se arrependa e seja salvo.
b) MAS NÓS, OS QUE TEMOS CRIDO TEMOS PAZ.
(Romanos 5:1) - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 
Após aceitarmos a Jesus Cristo como nosso salvador e Senhor, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos, como a calma e tranquilidade. Ter paz com Deus significa estar reconciliado com Ele: não existir mais hostilidade entre nós e o pai, nenhum pecado bloquear nosso relacionamento com Ele. Só é possível  ter paz com Deus, porque Jesus  pagou o preço por nossos pecados ao morrer na cruz.
C) DEUS É DEUS DE PAZ.
(Filipenses 4:9) - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. 

(II Tessalonicenses 3:16) - Ora, o mesmo SENHOR da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós. 
D) O ESPÍRITO VIVIFICA EM NÓS A OBRA DE JESUS, O PRÍNCIPE DA PAZ, QUE PAGOU POR ESTA PAZ COM A PRÓPRIA VIDA.

(Colossenses 1:19-23)- Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. 
Podemos desfrutar a paz em três dimensões:
d.1- PAZ COM DEUS. O sangue da cruz de Cristo preparou a paz e ela deve dominar os nossos corações.
(Colossenses 3:15) - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 
O reino de Deus é de paz.
(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 
Se andarmos em espírito, a paz com Deus será constante.
d.2- PAZ COM O PRÓXIMO.O crente pode viver em paz com todos os homens pois ele é dominado pela paz.
(Romanos 12:18) - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 
(I Tessalonicenses 5:13) - E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. 
(Hebreus 12:14) - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 
O crente dominado pela paz de Deus,cheio do fruto do Espírito é um pacificador.
(Mateus 5:9) - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 
(Provérbios 15:18) - O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta. 
d.3- PAZ INTERIOR.A paz de Deus guarda os nossos corações e os sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 
(João 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 

(Romanos 5:1) - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 

fonte: Bíblia Hábil;B.E.A.P(notas);Lições Bíblicas 1º trim.2004;D. Teológico(Claudionor C. de Andrade);Elaborado por:Presb. Jorge Gonçalves
Postar um comentário