terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

AS DIFERENTES PROPRIEDADES DO FRUTO DO ESPÍRITO 2

BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO:
(Gálatas 5:22-23) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 
Antes de estudarmos a segunda propriedade do fruto quero deixar aqui uma definição mais teólogica do fruto.
O QUE É FRUTO DO ESPÍRITO?É o conjunto de virtudes morais e Espirituais amadurecidas pelo Espírito Santo na vida do crente como resultado de uma permanente comunhão com Cristo.Agora nós vamos estudar sobre a segunda delas que é a ALEGRIA.

                                ALEGRIA
O QUE É ALEGRIA? Qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de quem denota jovialidade; contentamento; satisfação.
A alegria faz parte da perfeição Divina.
Esta maneira de viver se realiza no crente a medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus.
A)A BÍBLIA DIZ QUE O REINO DE DEUS É ALEGRIA !
(Romanos 14:17-18)- Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas 
justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo
agradável é a Deus e aceito aos homens.
B) A BÍBLIA DIZ QUE JESUS SE ALEGROU!

(Lucas 10:21) - Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. 
Jesus se alegra porque seu pai celestial proveu a compreensão das verdades espirituais, não aos intelectualmente sábios aos seus próprios olhos, mas aos que aceitam com humildade infantil a verdade revelada na sua palavra.
b.1- E FOI UNGIDO COM OLÉO DA ALEGRIA PORQUE AMOU A JUSTIÇA E ABORRECEU A INIQUIDADE.
(Hebreus 1:9) - Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. 
C) ESTA ALEGRIA NASCE NO CRENTE COMO UMA OBRA DA GRAÇA.
(II Corintios 8:1-2)- TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 
D) O EVANGELHO, A MENSAGEM DO AMOR DE DEUS, É UMA MENSAGEM DE ALEGRIA!
(Lucas 2:10-11)- E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 
O maior acontecimento histórico acabara de acontecer! O Messias nasceu! Por muito tempo, os judeus haviam esperado por isto; quando finalmente aconteceu, o nascimento foi anunciado a humildes pastores.As boas novas a respeito de Jesus demostram que Ele veio para todos, inclusive para as pessoas mais simples. Veio para qualquer um que tenha um coração humilde o bastante para aceitá-lo. Não importa quem você seja ou o que faça, você pode ter Jesus na sua vida.Não pense que é necessário ter qualificações extraordinárias, ele o aceitará como você é.
E) A MENSAGEM DA SALVAÇÃO PRODUZ ALEGRIA!
(Atos 13:46-48)- Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. 
F) A ALEGRIA E O ESPÍRITO SANTO ANDAM JUNTOS!
(Atos 13:52) - E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. 
(I Tessalonicenses 1:6) - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 
(Salmos 16:11) - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. 
G)A ÍNTIMA COMUNHÃO COM JESUS TORNA ESTE GOZO COMPLETO!
(João 15:11) - Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 
(João 16:24) - Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. 
(I João 1:4) - Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. 
Quando as coisas estão indo bem, sentimos júbilo. Quando as dificuldades chegam, muitas vezes, afundamo-nos na depressão. Mas a verdadeira alegria transcede a onda gigante das circunstâncias; vem de um relacionamento consistente com Jesus Cristo. Quando nossa vida está entrelaçada com a dEle, Jesus nos ajuda a andar sobre as adversidades, sem cair em profundas debilidades, e conduz-nos à prosperidade,sem que nos movamos em uma soberba ilusória. A alegria de viver com Jesus Cristo diariamente nos manterá sensatos, a despeito da dimensão de nossos problemas!

Fonte:B.E.A.P(notas);Bíblia Hábil; Dicionário Teológico(Claudionor C.de Andrade);Lições Biblicas 1º trim.2004; Elaborado por: Presb. Jorge Gonçalves









Postar um comentário