sábado, 3 de janeiro de 2009

VIVENDO SEM ANSIEDADE!!!!

ANTES DE TUDO UMA BASE BÍBLICA PARA ESTE ESTUDO.
(Provérbios 12:25) - A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. 
(Lucas 21:34) - E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. 
(Filipenses 4:6-7) Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 
 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 
(I Pedro 5:7) - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós
Vivemos em uma época em que quase todas as pessoas estão no limite de suas capacidades: físicas, emocionais,etc.
E o senhor nosso Deus não deseja e não nos criou para vivermos assim.
Nessas poucas linhas nós vamos tentar mostrar o desejo e a vontade de Deus para nossas vidas para que possamos glorificar o seu nome.
DEFINIÇÕES DE  ANSIEDADE: O minidicionário de língua portuguesa  traz uma definição psiquiatrica dizendo que ansiedade é um estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas(cardíacas, respiratórias,etc.) e em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não.
 [F.: Do lat. anxietas, atis,aflição, inquietação, preocupação] estado de angústia que induz o ser humano a projetar no futuro perigos irreais, nascidos via de regra, das interrogações do dia-dia. Em sentido filosófico,angústia origina-se do abismo intransponível entre o finito e o infinito.
 Teologicamente, a angústia é o resultado do afastamento da alma humana de DEUS. Haja vista os salmos de Davi. Quando se sentia longe de DEUS, o poeta  declarava-se angustiado:na minha angústia, clamei ao senhor; ele me ouviu.É a angústia que leva o homem a procurar a DEUS;É o passo inicial para o arrependimento;É a crise que precede a verdadeira conversão. Se o homem não se sentir angustiado em consequência de seus pecados, como haverá de querer aproximar-se do Senhor?
É justamente da ansiedade que nascem as religiões e as filosofias e brotam as supertições,mitologias e falsos cristos.
Se levarmos em conta a segunda guerra mundial, observaremos que a ansiedade do povo Alemão propiciou a ascensão de hitler. Noutras circunstâncias este ditador, que reivindicava títulos messiânicos passaria despercebido.
Num primeiro estágio a ansiedade leva o homem a procurar  refúgio no misticismo. Ele cria deuses, urdi lendas e coloca uma alma em cada segmento da natureza. Vendo-se insatisfeito, parte para filosofia. Busca tudo examinar pela luz natural da razão. Indaga problematiza. E, quanto mais perquire, mas o invade a fome de DEUS. Recorramos a história grega;vê-la-emos seguir justamente este percurso:primeiro surgiu HOMERO; depois PLATÃO.
Foi numa fase de profunda angústia que a mensagem de CRISTO chegou ao império romano encontrando um povo faminto, logo oculpou as guaridas deixadas pelos varios movimentos religiosos e filosóficos que tiveram. Como a GRÉCIA, INDIA, EGITO, PÉRSIA e ROMA.
No sermão do monte o SENHOR nos exorta a não deixarmos a ansiedade nos dominar, pois o PAI celeste está sempre presto a zelar por seus filhos.
SETE RAZÕES PARA NÃO NOS PREOCUPARMOS:
1) Os detalhes da sua vida podem ser confiados ao mesmo DEUS que criou vida em você.

(Mateus 6:25) - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 
2) Preocupar-se com o futuro prejudica  os esforços que você está dedicando ao presente.
(Mateus 6:26) - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
(Jó 38:41) - Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? 
3) Preocupar-se é mais prejudicial do que útil.
(Mateus 6:27) - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 
(Salmos 127:1-2) SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. 

(Provérbios 21:31) - Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. 
(Lucas 10:41-42) E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;  E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. 
4)Deus não ignora aqueles que dependem Dele.

(Mateus 6:28-30) E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 
5) A preocupação demostra falta de fé e de entendimento a respeito de Deus.
(Mateus 6:31-32) Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 
6) A preocupação nos impede de dar atenção aos verdadeiros desafios, aos quais Deus deseja nos dediquemos.
(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
exemplo a ser seguido Salomão(I Reis 3:9-14) A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?  E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.  E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;  Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.  E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias. 
7) Viver um dia de cada vez evita que sejamos consumidos pela preocupação.
(Mateus 6:34) - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 

bibliografia: M.D.L.P;Dicionário Teológico (Claudionor de Andrade)
Revista E.B.D 3º Trim.2005; Bíblia Hábil.
autor: presb. Jorge Gonçalves


Postar um comentário